quarta-feira, 11 de junho de 2014

Bolo do Caco


O bolo do Caco é característico dos arraiais da Madeira.De origem árabe, deve o seu o nome ao facto de ser cozido sobre um «caco» de telha, que se posiciona sobre as brasas. 
Aquele bolo é confeccionado com farinha de trigo, fermento de padeiro, água e sal. Feita a massa esta é deixada a fermentar de um a três dias. Depois utiliza-se juntando à farinha.
A proporção depende do tempo que tem de fermentação. Usando o chamado fermento de padeiro industrial, este é utilizado na proporção de 30 a 50 grs por cada quilo de farinha de trigo.
Feita e fermentada a massa de pão divide-se em bolas que se achatam de modo a formar uma bolacha com a espessura de 3 cm e um palmo de diâmetro.
Depois é colocada numa pedra muito quente, deixando-se cozer até ganhar uma crosta fina. Para a boa cozedura do bolo do caco é necessário que a pedra esteja escaldante.

Eu fiz assim:

Ingredientes:

- água q.b.
- fermento de padeiro q.b.
- farinha q.b.
- sal q.b.
- açúcar q.b.

Preparação:

Coloque água num recipiente. Depois, dissolva o fermento, o açúcar e o sal na água. Depois é só juntar farinha até conseguir o ponto. O ponto consiste em a massa ficar levezinha, bem batida e que descole. Deixe a massa descansar 20 minutos e faça pães. Estique os pães com os dedos e coloque na sertã durante 10 a 15 minutos, virando quando estiver douradinho.
Os meus ficaram assim:




Aqui fica o vídeo onde me inspirei...

Sem comentários:

Enviar um comentário